segunda-feira, 14 de março de 2011

Emagrecimento x sentimentos - Dieta Coletiva


Confesso que essa semana quase que esse post não sai, e vim hoje disposta a me despedir da blogagem, dei uma desanimada geral, acho que estou cansada.  Cansada de coisas que sinto, de tantos prazos, regras, horários e compromissos, cansada de tanta cobrança de todo lado. Certamente que engordei essa semana, porque de coladas as calças estão agora apertadas e sei que prá mim isso é um ciclo... isso me irrita muito, me deixa ansiosa e daí... eu como. E  isso é o que mais me irrita, me irrito comigo mesma, sei que é assim, sei tudo o que posso e o que não posso, não é falta de conhecimento, é falta de força de vontade mesmo, de vergonha na cara. Essa semana do carnaval que foi de descanso prá muitos, foi só de trabalho prá mim, num ritmo pesado e constante, e assim será até a semana que vem, quando as coisas prometem se acalmar. Também saí bastante, jantei, almocei fora, passeios no shopping, guloseimas de padaria e não me policiei em nenhum desses momentos, me joguei de cabeça e agora estou colhendo não os frutos, mas o jiló...


Fora isso... Mariana toma 3 vacinas no mesmo dia, e na mesma noite sai um dentinho, noite em claro, óbvio... tendo que dar aula com turma cheia no dia seguinte, que até minhas alunas me perguntaram o que tinha acontecido porque era visível o quanto eu estava abatida. Quando penso que vou poder aliviar um pouco, ontem mais um dentinho, e assim estamos: 5 meses, 2 dentinhos em 6 dias e eu só tenho vontade de chorar junto com ela ;o(


Tudo isso e mais algumas coisas me deixaram desde a sexta de carnaval bem vulnerável, sensível e ansiosa... comi, comi e comi... sei que não pode, sei que está errado, sei as formas de evitar e sei as alternativas, sei e não fiz. E ainda estou assim ansiosa e desanimada com tudo, mas vai passar e vou respeitar meu tempo, não vou me exigir além daquilo que posso, como várias vezes fiz. E isso não só em relação à comida, mas na minha vida como um todo, por hora, cansei...


Mas como não sou de entregar os pontos, vou tentando por mais uma semana, tentando contornar e acalmar tudo isso que venho sentindo. E vamos em frente...

Beijos e boa semana ♥

O poder da mente, das emoções e o emagrecimento

O neuropsiquiatra Sidney Chioro, de São Paulo, usa uma técnica criada pelo também neuropsiquiatra americano Paul McLean e desenvolvida por professores da Universidade de Paris. "Os estudiosos franceses demonstraram as relações entre o sistema límbico, onde se formam as emoções, e o hipotálamo, onde se concentra a fome", conta. "É da comunicação errada entre esses dois núcleos cerebrais que se forma o impulso de comer." Chioro calcula que 95% das mulheres saudáveis engordam porque comem para suprir emoções. Seu método propõe um treinamento cerebral que ensina a reagir corretamente a cada sentimento. A pessoa aprende a identificar o que está sentindo e passa a se alimentar para saciar a fome, e não para aplacar apertos no coração mal direcionados.

O tratamento compreende uma sessão semanal de duas horas. Durante 50 minutos são projetadas seis sequências diferentes de imagens. A primeira aprimora a capacidade de identificar os momentos em que surge o impulso de comer. A segunda enfraquece a compulsão identificando sua composição emocional e ensinando a dar vazão a ela de forma correta. A terceira ajuda a identificar em quais momentos a pessoa retém, nos rins ou no intestino, emoções e ações. A quarta mostra como eliminar esses acúmulos de forma saudável. A quinta explicita as resistências ao emagrecimento. E a sexta serve para a pessoa se acostumar com o corpo, os pensamentos e os sentimentos de alguém magro. No restante do tempo, a paciente conversa com um psicólogo, que reforça os conceitos mostrados e tira dúvidas. O objetivo é introduzir na mente crenças que ajudam a emagrecer e tirar as que engordam. E assim são enfraquecidos o impulso de comer, a resistência ao emagrecimento e a retenção (quando o rim e os intestinos ficam mais preguiçosos). 

E como fica a saúde? "Não ignoramos as regras para uma dieta equilibrada, apenas não propomos nenhuma restrição", diz o médico. "Por isso, hipertensos, diabéticos ou quem tem níveis de colesterol alto devem seguir as orientações de seu especialista. Mas posso dizer que, com a perda de gordura corporal, esses problemas diminuem e, em muitos casos, até desaparecem", continua o neuropsiquiatra. Após alguns meses - no máximo um ano - de tratamento, Chioro garante que qualquer uma pode ter o corpo e os contornos que pediu aos céus.

Fonte: Revista Nova Cosmopolitan ed. 447

----------------------------------------------------------------------------

19 comentários:

  1. Olá,Tays!Ansiedade é o meu mal.Descobri que não é vontade de comer, é vontade de morder(ruminando os problemas?)Nessas horas,passo a mão na granola de colher pura mesmo...Não é que alivia, satisfaz? E o corpo agradece pois é fibra pura...
    Espero que atravesse essa fase(é fase!)logo...
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  2. Desistir da blogosfera não, logo agora que voltei e to super afim de conhecer pessoas novas nananão... Dê tempo ao tempo e as coisas vão se ajeitando, peça a Deus paciência e dissernimento pra conseguir levar a vida sem vontade de desistir, sem desânimo.
    Fica bem e boa semana!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Tays, uma coisa que pus na minha mente é - "Um dia de cada vez". Começar é tão difícil, ter esses dias complicados só nos atrapalha, desisitir é tentador, mas não faça isso não. Eu sei o quanto é complicado a fase dos dentinhos, mas se de um tempo. Escorregar no processo faz parte, mas não se entregue e continue a busca pela eliminação dos quilos indesejados ok?
    Tenha uma semana abençoada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Fica assim não!!!! Tudo passageiro... mas temos que nos poupar de algumas coisas sim! E mulher ainda tem o problema da TPM pra "ajudar". Essa linda logo estará bem melhorzinha. E quando as coisas acontecem são todas juntas, parece que pra nos provar o quanto somos resistentes e perseverantes.
    Qualquer coisa me liga!!!!
    Bjsssssssssss
    Taninha

    ResponderExcluir
  5. Relaxa....... foi uma semana ruim...... vc 'pisou na jaca'.....kkkkkkkk. Agora, levanta a cabeça e vai! As cobranças estão na sua cabeça mesmo.
    bjs
    Sônia

    ResponderExcluir
  6. Amiga gata/lindaaa
    Não se culpe ou cobre demais...
    Eu andava a beira de um ataque de nervos, assim como vc está era tudo nas minhas costas, sou totalemnte indisciplinada para dietas, datas especificas, não consigo fazer nada que haja regras...é um defeito? sim, super mas já percebi que em nossa personalidade há coisas que podem ser aprimoradas afinal somos humanos e não pedras imóveis
    Mas desisti de brigar comigo e com minha natureza
    Fui a feira comprei um monnnnnnnnnnte de maracujá,
    Fiz uma mega super power jarra de suco e vou tomando ao longo do dia...graças a Deus tem me deixado zen...calminha...consegui até dormir algumas noites bem no horario certo, coisa que há muito não fazia e o principal...ligo o som, coloco a musica do Zeca Pagodinho "deixa a vida me levar vida leva eu, e saio sambando por ai...squindo squindo ...e vou me acalmando
    Sei que não sou santa para fazer milagres, não posso fazer tudo que quero ou que gostaria
    Então desencanei não vou ser nunca a mulher maravilha a mega super poderosa, isso só me estressa e me dixa infeliz
    Então flor muita meditação, muito suco de maracujá, muita paciencia com essa coisa gostosa ai que no final dá tudo certo...
    Bola pra frente e vamos lá com forças pra mais uma semana
    Beijooooooo

    ResponderExcluir
  7. Oi querida,

    Acho que estas últimas semanas estão sendo tensas para muita gente, pelo o que ando lendo pelos blogs. E acaba que isso prejudica não apenas o emocional, mas afeta nossos objetivos relacionados à saúde.

    Mas achei sua postura totalmente coerente, se dá um tempo, respira fundo, nada de cobranças, e as coisas começam a fluírem. =)

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Tays!

    É...parece que as coisas não estão fáceis para ninguém né amiga? E dentinhos na bebê é de doer, nela e na gente! rs
    Quanto ao emagrecimento, o importante é vc não desistir amiga! Passe uma borracha porque realmente já foi, passou! Agora é bola pra frente!
    Dr. Sidney é meu conhecido de guerra! hihihi Minha mãe fez tratamento com ele por mais de um ano e deu ótimos resultados! Meu marido também foi em algumas palestras dele e adorou, mas ele é pra quem pode amiga, não para quem quer! (muito carooo! hahahaha)

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Tays não se entregue.
    Dentinhos quando nascem são desagradáveis mesmo, imagino a aflição da Mariana. Dá vontade de chorar junto mesmo.
    Faça isso: respeite seu tempo, crie limites, não se agrida.
    Precisando de uma força estou aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Tays,

    Não desanime, acho que estas ultimas semanas não tem sido nada fácil para ninguém...
    Desculpe a intromissão, mas quando os dentes do Gustavo estavam nascendo a médica dele receitou Camomilina C, é um calmantinho a base de camomila que judou muito a passar por essa fase. Consulte o pediatra da mariana, e veja se ela pode usar, garanto que será um alívio para vc e ela.

    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Oi Tays,pelo visto essa semana anda complicada para muita gente.Eu estou me recuperando de uma baita gripe,estou super abatida,e desanimada.

    Quanto a vc,não fica assim não.São fases da nossa vida.Isso tudo mexe com nosso emocional,prejudica nossa saúde,é complicado mesmo.De um tempo,procure arejar,respire fundo,não exija muito de vc.Aos poucos as coisas vão tomando seu ritmo certo.

    Força amiga!
    Beijoooo grande!]

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  12. Oi, querida!! Entendo o que vc está passando. Também estou numa fase complicada e isso se reflete quase que imediatamente no peso. Mas não desista, não! Se dê o tempo que for necessário, se engordar um pouco, não encane que logo vc emagrece. O importante é tentarmos um equilíbrio entre as mil coisas que a vida nos impõem e aquelas que nós mesmas nos impomos, não é? Vc vai ver que logo as coisas entram nos eixos. Conte comigo para o que der e vier, ok?
    Beijoca

    ResponderExcluir
  13. Oi minha amiga linda...
    Ainda bem que vc não é de se abater fácil, e não vou deixar vc desistir não!! Qdo eu queria abandonar tudo por aqui vc não deixou!! Agora vai ter que me aguentar!!! Fases ruins passam, graças a Deus!! Se vc desistir eu vou junto! Rss
    Então fica!!
    beijoooos

    ResponderExcluir
  14. Sei examente o que tá sentindo.
    Hoje quase devorei um pacote de biscoitos de chocolate após 3 meses sem comer doces porque tava estressada, preocupada.
    Quando vi que ia fazer isso eu fugi de casa literalmente. Sai, fui conversar, bater papo com as funcionarias do predio. Voltei mais calma. O pacote tá intacto.
    Me comprometi a emagrecer mas dessa vez tô fazendo diferente. Sem pressão.
    Não sei quanto tava pesando, não sei quanto tô pesando agora. Só sei que as roupas estão ficando folgadas.
    Não quero me comprometer em perder tantos kilos por semana, por mês. Não quero mais estress ainda pq só de me privar de coisas que gosto de comer já é um estress tremendo.
    E tenho agora na cabeça o seguinte, se passei da linha hoje tudo bem. O dia acaba hoje. Amanhã eu recomeço.
    A perda de qualquer vicio, de qualquer hábito é muito dificil. Não se trata de ser fraca, ou não ter força de vontade.
    Se trata de uma batalha diária em que ganhamos e perdemos como em qualquer guerra.
    Força na peruca! E vamos em frente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eeeeiii, q é isso???!!! Força!!! Sai da rotina um pouco, senão vc entra em parafuso!!!

    Uma dica q usei mto: semente de capiruvu, pendurada no pescoço (o Felipe não me incomodou nada depois dela). A semente estoura, racha mesmo, pois "absorve" toda a febre causada pelo dente! É um santo remédio!!! Olha, q Deus ilumine mto vcs, e chega de "baixo astral"!!!!

    ResponderExcluir
  16. Depois desse post acho que não tenho muita moral pra falar.. Não tenho filhos e não cuido de nada e ainda assim reclamo. Se precisar.. Qualquer coisa.. Vamos que vamos. Só ligar.. chamar.. sair.. Quero ser que nem você quando crescer. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ansiedade é o mal mundial !!
    Sou idem/idem á vc, claro que sem a fofuchice da Mariana, rsrsrs

    Mas estou me tratando com um psicologo, já descobri que sozinha eu não consigo mesmo !!
    Mas eu tb, tenho um negócio, não desisto, srrs

    Bjus 1000 lindona !!

    ResponderExcluir
  18. Dizem que é o mal do século, a ansiedade! porém minha querida a vontade que seus amigos e seguidores tem em te ver feliz vai fazer com que tudo isso passe e logo,logo você vai postar uma mensagem de agradecimento a Deus e a força das pessoas que gostam muito de você (MESMO AS QUE NÃO TE CONHECEM PESSOALMENTE COMO EU)mas que te admira muito e principalmente espelham-se em você (lembra da homenagem que fiz a você?) pois é foi do fundo do coração meeesssmo!Um grande abraço minha querida e fique com Deus! bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Flor...

    Nossa... lendo seu post, me vi como você... desanimada e comendo...

    Há três semanas fui forçada a entrar numa dieta e isso está me deixando mal... sinto falta de açucar.. de comer o que gosto, sem culpas... afe...

    Sei bem como se sente... mas como você, não me entregarei!!

    Obrigada por dividir seus sentimentos... é tão bom saber que não sou a única...

    Fica bem!!

    Beijos,

    Karen

    ResponderExcluir